segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Circuncisão

"Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós. Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo."  Gênesis 17 11-13
Os versos destacados acima tratam do pacto selado entre Deus e Abraão, pacto este que deveria ser perpetuamente assinalado na carne de todo homem nascido ou que vivesse "sob tutela" de Abraão.
Desse modo instutuiu-se a circuncisão como marca do pacto perpétuo entre Deus e seu povo (no caso o povo judeu). O quadro abaixo demonstra o procedimento, bem como algumas vantagens e possiveis complicações do mesmo.   

Atalmente a prética da circuncisão vai muito além de motivos religiosos. tem sido também motivado por  vantagens higiênicas e epidemiológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário