segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Shabat Judaico - Um testemunho

Por boa parte da minha vida, eu vivi em um ambiente que exaltava o domingo como sendo “O Dia do Senhor” e como sendo o “Sábado Cristão”. Era tudo o que eu conhecia naquela época, e meu avô como uma boa pessoa se esforçava por estabelecer o domingo como um dia santo, proibindo que brincássemos e lêssemos quadrinhos (isto era antes dos dias da televisão) na casa dele.

Contudo, isso não “colava” com ninguém da família. Talvez através da misericórdia do Altíssimo, pois éramos judeus assimilados e a restauração dEle estava chegando até nós. De qualquer forma, o domingo nunca nos pareceu um dia santo. Era especial somente porque nos vestíamos bem e dávamos grande importância à ida à igreja. Fora isso, como criança eu me lembro do domingo basicamente como um dia chato.

Não me entendam mal, eu gostava de adorar a Elohim desde o início da minha infância, mas eu descobri que eu gostava de comunhão com o Altíssimo praticamente da mesma forma todos os dias. O domingo não era um dia em que havia mais da presença dEle na minha vida do que qualquer outro dia.

Quando eu cresci, e respondi o chamado ao ministério e a uma educação superior, eu fui informado sobre todas as supostas razões pelas quais o Shabat do sétimo dia fora substituído pelo domingo. Eu tentei aceitar o pensamento da maioria. Mas não adiantou. Em vinte anos de ministério no Protestantismo, eu nunca disse uma palavra no sermão sobre a validade do domingo como Shabat. Eu simplesmente não acreditava nisso no fundo do coração.

Logo no início do meu ministério, eu vim a aceitar pela fé que o Criador do Universo nunca muda, conforme a Sua Palavra declara (Malaquias 3:6). Esta doutrina compreende tudo a respeito da obra de nosso Criador.

Finalmente, eu percebi que foi a Sua Palavra que não somente criou todas as coisas, mas também que é permanentemente ativa em manter todas as coisas juntas (Col. 1:16-17). Tudo desde a época da criação está unido e continuará assim pela vontade dEle. Se o Shabat não existe mais, então nada mais existe. A criação do Shabat no sétimo dia está completamente unida à criação do sol, da lua, das estrelas, da vegetação, dos animais e da humanidade.
 
O cancelamento do Shabat seria questionar a fidelidade de Elohim.

A crença na anulação do Shabat questiona a fidelidade de Elohim.

Juntamente com a criação material, Elohim criou o tempo, e o tempo era para ser algo que pertencesse especialmente a Ele. Ao fazer do sétimo dia da criação um dia de descanso das Suas obras, um dia dado à humanidade como um presente de descanso, Elohim estabeleceu a marcação do tempo.

Ele estava estabelecendo a santidade do tempo. Santo é definido como algo separado, não-usual, único e especial. Os corpos celestes da lua e do sol marcam o aspecto físico do tempo, mas o Shabat estabelece a santidade de Elohim no tempo, significando o Seu controle exclusivo do tempo.

O Shabat também dá à humanidade o presente especial da permissão de tomar parte nesta santidade com Elohim ao descansar, assim como Ele descansou no sétimo dia. Os animais não partilham da mesma percepção de descanso no Shabat. Portanto, somente à humanidade é dada a esperança de comunhão com Elohim em Sua própria natureza, porque Elohim deu o Seu Santo Dia somente à humanidade para conhecer e aproveitar.

O que eu acabei de compartilhar é somente a pontinha do iceberg. Porém, é suficiente para que qualquer um saiba sem sombra de dúvida que nem o domingo, nem qualquer outro dia, pode se tornar o Shabat. Primeiramente, para algo substituir o Shabat seria necessário que fosse semelhante àquilo que está substituindo. Deveria pelo menos saber o que se está substituindo.

Pense num time de futebol que decida substituir um goleiro por outro. O time não irá colocar um atacante naquele lugar. Ao invés disso, o time substituirá um goleiro por alguém que saiba agarrar.

Então, uma observância do domingo não teria que ter as mesmas qualidades do dia que está substituindo, se de fato substitui o Shabat? Por que é que o domingo não é ensinado como tendo nenhuma das qualidades do Shabat?? Por que o domingo não é honrado por aqueles que dizem que o observam?

Mas a questão principal é:
“Por que o Shabat do sétimo dia não é observado ou honrado pela maioria daqueles que dizem seguir a Elohim?”

Mentira nº1: Não precisamos mais de um descanso sabático
Alguns dizem que não precisamos mais de um descanso sabático.
Mas isto não é verdade, pois nossos corpos ainda precisam descansar. Mas mesmo que fosse assim, o Shabat não é baseado na nossa necessidade, pois Elohim não descansou porque Ele estava cansado, mas sim para apreciar a Sua obra. Será que o Criador não quer mais que a Sua obra seja apreciada?Na realidade, Hebreus 4:9:
“Ainda existe um descanso, o Shabat, para o povo de Elohim.”
O Messias disse que Ele é “Senhor do Shabat” (Mt. 12:8). Agora, uma vez que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e Ele é o Elohim dos vivos e não dos mortos, então é bem natural que o Shabat permaneça hoje. Alguém poderia também postular que se Elohim não cumpre a Sua promessa a respeito da criação do Shabat, então seria prudente que nós nos preocupássemos todas as manhãs com se o sol levantará ou não.
Eu ouvi uma pessoa dizendo: “Mas o Shabat foi feito para o homem”. Disse bem! Portanto o Altíssimo lhe deu um presente dEle, na realidade, uma parte da Sua própria santidade. Ah, e não se esqueça:
“Os dons e chamados de Elohim não têm retorno” (Rom. 11:29).
Portanto a sua afirmação só prova a continuidade do Shabat. Outra pessoa poderia dizer: “Bem, se o Shabat é um presente, então eu posso fazer com ele o que eu quiser.” Eu diria a essa pessoa: “Seria sensato não jogar os presentes de Elohim no lixo! Não faça aos outros, aquilo que você não gostaria que fizessem com você.”
Quantas vezes você fez algo por alguém que você ama, mesmo não tendo vontade?
“Por que alguém que ama a Elohim não faria aquilo que Ele ama?
O motivo? Porque o Eterno o santificou, e abençoou os que guardassem o Shabat (vide os comentários dos profetas a respeito do Shabat). E o Eterno não pode negar-se a si mesmo!
Algumas questões sobre o guardar o Shabat:

Hoje seria impossível guardá-lo pelo motivo de não sabermos direito qual é o dia correto. E que muitos que guardam estão guardando no dia errado.

Yeshua cumpria o Shabat, segundo vemos no NT. Assim também os seus talmidim (emissários). Desde então, não houve qualquer mudança na forma de celebração do Shabat. Será que Yeshua não sabia quando era o Shabat?
Afirmar, qualquer um pode afirmar qualquer coisa; podemos afirmar que o céu é roxo! Porém qual é a prova que temos disto?
Não deixe que ideias absurdas como essa perturbem o teu shalom. Para isso, temos um Mashiach (Messias) que nos ensinou a verdade.

Se é fundamental que os gentios também observem o Shabat, por que não há uma ordem expressa sobre ele no NT?
Por que é que alguns só consideram o que há no Novo Testamento? Se há ordem expressa no Tanach (1º Testamento), por que não consideram? Se esta hipótese for defendida, significaria que um ponto: que a real escritura deste segmento (pelo menos, da maioria dele) é o Novo Testamento, e nada mais.

Onde está a ordem explícita no Novo Testamento de que devemos dar o dízimo?
Por que a quase totalidade encara o dízimo como mandamento sem haver ordem explícita no NT?

Posso me casar com minha mãe e tatuar um dragão na testa? Caso negativo, favor provar no Novo Testamento.

O grande erro, está em atribuir ao Novo Testamento um papel que não é dele. O Novo Testamento não veio para ser um código legal, mas sim uma midrash (estudo/explanação) do Tanach. O Messias não veio apontar para uma nova religião, mas sim corrigir e explanar a religião que YHWH estabeleceu desde os primórdios.
Isto posto, há sim textos no NT que evidenciam a observância do Shabat:
“Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no Shabat repousaram, conforme a mitsvá.”
(Lc. 23:56)
“Pelo que o Filho do homem até do Shabat é Senhor.”
(Mc. 2:28)
Acaso se Yeshua é o Senhor do Shabat, não devemos honrá-Lo como Senhor do Shabat?
“Porque Moshe, desde as primeiras gerações, tem em cada cidade homens que o proclamam, e que o lêem a cada Shabat nas sinagogas.”
(At. 15:21)
Aqui vemos que além de cumprir o mínimo de exigências para tornar sua convivência com os judeus possível, os não-judeus também deveriam aprender de Moshe a cada Shabat.
“Portanto permanece ainda a observância do Shabat para o povo de Elohim.”
(Hb. 4:9)
Acaso os não-judeus não fariam parte do povo de Elohim?

Caso tais pessoas de fato considerasse o chamado “Antigo Testamento”, temos de observar o que foi escrito pelo profeta Yeshayahu (Isaías):

Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o Shabat, e guarda a sua mão de cometer o mal.
E não fale o estrangeiro, que se houver unido a YHWH, dizendo: Certamente YHWH me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
Pois assim diz YHWH a respeito dos eunucos que guardam os meus Shabatot, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto: Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o nome de YHWH, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o Shabat, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”
(Isaías/Yeshayahu 56:2-7)



“Mas o sétimo dia é o sábado do YHWH teu Elohim. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas.” Shemot 20:10
“Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua serva e o estrangeiro.” Shemot 23:12

Repare que o destaque acima elimina a teoria de que este Mandamento seria apenas para judeus:
a Palavra é clara.
O Shabat deve ser um período de:
Descanso
Comunhão (família e comunidade)
Louvor ao Eterno
Oração
Estudo/Ensino da Palavra
Muita alegria
Lembrarmos da Criação e do Milênio
Passarmos um tempo na presença dEle

Lembre-se do seguinte: parte do guardar o Shabat está em preparar-se para ele. Procure fazer do Shabat um tempo festivo, especial. Procure programá-lo. Faça compras antes, deixe tudo certo, abasteça o carro se precisar ir à congregação de carro, deixe posta a mesa para o jantar de Shabat. Assim, seu Shabat será um tempo alegre de comunhão com YHWH e com a sua família.

Recomendações bíblicas sobre o Shabat são, em linhas gerais, as seguintes:
Deve ser guardado (Lev. 19:3)
Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou YHWH vosso Elohim.

Deve ser lembrado (Ex. 20:8)
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Deve ser santificado (ie. tempo separado para YHWH) (Ex. 20:8)
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Não devemos trabalhar, nem fazer outros trabalharem por nós e nem devemos usar o trabalho de animais (Ex. 20:10)
Mas o sétimo dia é o sábado de YHWH teu Elohim; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Não devemos fazer comércio (Ne 10:31)
E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança.

Não devemos carregar peso (Jer. 17:21)
Assim diz YHWH: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém

Não devemos viajar durante o Shabat (Ex 16:29)
Vede, porquanto YHWH vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

Não devemos seguir nossos próprios desejos (Is 58:13)
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Eterno, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Não devemos fazer fogo (Ex. 35:3)
Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

Devemos fazer santa convocação (Lev. 23:3)
Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do YHWH  é em todas as vossas habitações.

Devemos ler as Escrituras (At 13:27)
Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.

O que é proibido no Shabat
Trabalho (tanto profissão quanto obrigações domésticas)
Fazer fogo
Esforço físico ou mental (é um tempo de descanso)
Coisas que causam stress (mesmo motivo)
Comércio
Fazer outros trabalharem por nós
Viajar

Detalhe: como o carro faz fogo (no motor), devemos evitar andar de carro no Shabat, salvo para ir à sinagoga, se não morarmos perto da mesma (a mitsvá/mandamento da “Assembléia Santa” tem precedência sobre a mitsvá de não fazer fogo).

Computador e o Shabat
É lícito  usar o computador no Shabat?
Creio que isso seria se apegar ao meio, quando na realidade o principal seria olhar para o fim. Se meu objetivo fosse trabalhar no computador, ou buscar meus próprios interesses (ie. Ficar horas jogando jogos, etc.) estaria viloando o shabat. Mas se busco a YHWH, então estou guardando o Shabat.
Que diferença faz estudar a Palavra num livro físico ou no computador? Que diferença faz discutir a Palavra ao vivo, ou pelo micro? Não estou trabalhando nem fazendo ninguém trabalhar (o acesso à Internet é todo automatizado).
Temos que ter cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, transformar a Lei em legalismo.

Viagem longa, como faço no hotel?
Não vejo problema em viajar por 2 semanas. Qual a diferença entre alugar um quarto de hotel por 2 semanas e alugar um apartamento, por exemplo? O aluguel por um período é permitido, e não há na Torá indícios de exceções para os Shabatot dentro de tal período. Você não está realizando comércio no Shabat. Por exemplo, que comprar comida para o Shabat é lícito, desde que não seja no Shabat. Nem tampouco você está fazendo alguém trabalhar por você.
Outra coisa: o “viajar” que é proibido pelas Escrituras é o deslocar-se durante o dia de Shabat, e não estar em terra estrangeira no Shabat.
Recomendamos o seguinte: Avise na recepção do hotel que você não deseja que seu quarto seja arrumado, ou que haja serviço de quarto, etc. durante o período do Shabat. Se o elevador tiver ascensorista, evite-o no Shabat. E não faça pagamentos no Shabat. Normalmente, os hotéis estão acostumados com hóspedes com restrições religiosas e costumam ser bastante prestativos.

Texto estraido do site: torahviva.org, acessado em 08 de outubro de 2012, tras a visão do judaismo messiânico .

Um comentário: